Chegou a hora de planejar sua viagem e não sabe por onde começar? Veja como montar um roteiro para Orlando, passo a passo.
- 1. Organize quais apps você vai utilizar
- 2. Defina a quantidade de dias
- 3. Determine quais parques deseja visitar
- 4. Defina as atrações fora dos parques que deseja conhecer
- 5. Olhe o calendário e o Crowd Calendar
- 6. Verifique o horário dos parques
- 7. Pesquise quais atrações são mais concorridas
- 8. Defina sua programação com base das informações que obteve
Organize quais apps você vai utilizar
Separe os aplicativos, programas e ferramentas que você vai utilizar para criar sua programação nos parques. Coloque na lista todos os apps dos parques, como por exemplo, o MyDisneyExperience, Excel ou aqueles apps que separam documentos, como a Apple Wallet. Ou até mesmo o velho papel e caneta. Veja aqui neste post algumas dicas de apps que podem ajudar em sua viagem: Aplicativos e sites para ajudar na organização e planejamento de viagem.
Defina a quantidade de dias
Antes de começar a se planejar, defina quantos dias você terá disponível para aproveitar a cidade. Orlando tem muitas opções de entretenimento e inúmeras atividades super legais para participar. Veja este post: Quantidade de dias para aproveitar Orlando
No geral, a quantidade de dias para aproveitar o básico de Orlando gira em torno de 10 a 14 dias. Isso porque os parques temáticos demandam uma carga de tempo alta, já que cada parque exige um dia inteiro de visitação. Ou seja, Orlando não é um destino convencional. Além disso, como se anda muito nos parques, alguns dias de descanso entre os parques não cai nada mal.
Mas claro, se você não tiver tudo isso de tempo, pode ficar tranquilo. Você só precisa saber o que vai abrir mão de conhecer. Por isso, o próximo item da lista é sobre determinar quais parques deseja visitar.
Determine quais parques deseja visitar
Após ter definido a quantidade de dias que tem para aproveitar a cidade, recomendamos que determine quais parques deseja visitar. Para que isso seja possível, conheça o máximo possível de que tipo de experiência aquele determinado parque pode lhe oferecer.
Deste modo, os parques que você visita devem estar alinhados com sua personalidade e o perfil dos viajantes. Porque, por exemplo… se você estiver com crianças pequenas, provavelmente o Busch Gardens não seja uma boa opção, já que esse parque oferece para seu visitante diversas opções de atrações super radicais. Temos alguns posts falando dos parques de Orlando e um outro que fala a melhor idade para cada parque. Talvez eles possam te ajudar, veja:
Mas claro, não só de parques Orlando vive e além disso, os parques são, no geral, cansativos. Por isso, após definir quais parques deseja visitar, a próxima escolha são das atrações fora dos parques que deseja conhecer.
Defina as atrações fora dos parques que deseja conhecer
Orlando é uma cidade bem grande. Os centros de compras estão no topo da lista de coisas que você pode fazer fora dos parques. Além do Disney Springs, Universal CityWalk e suas cidades vizinhas como Winter Park e Celebration, o calendário de shows e jogos é repleto de opções durante o ano inteiro. São muitas opções mesmo, por isso, recomendamos que leia este nosso post que fala um pouquinho mais sobre as atividades que estão disponíveis além dos parques.
Olhe o calendário e o Crowd Calendar
Algumas dessas atividades que citamos, são sazonais. Por isso, para que você possa montar um roteiro para Orlando e aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer durante sua estadia no local, olhe o calendário oficial de eventos. A cidade é cheia o ano inteiro, mas existem altas e baixas temporadas. Para que você possa escolher a melhor data, recomendamos que leia este artigo que escrevemos sobre qual a melhor época para ir para Orlando. Além disso, outra dica é considerar o Crowd Calendar, este calendário mostra a lotação esperada dos parques. Isso, com certeza, facilita muito na hora de escolher qual parque colocar antes de qual.
Verifique o horário dos parques
Além do calendário, outro item importante que você não pode deixar passar é o horário dos parques. Não somente o horário de abertura e encerramento, mas também questões como as Early Park Entry, eventos especiais como as festas de Halloween e de Natal que interferem na programação do parque e também o horário dos fogos e das paradas que podem não acontecer todos os dias. Veja alguns posts explicando como saber o horário nos parques:
Pesquise quais atrações são mais concorridas
Certamente você já ouviu falar as gigantescas filas em certas atrações nos parques. Algumas delas são tão populares que acabam interferindo na sua programação toda. Isso porque é indicado que você deixe estas atrações marcadas em momentos estratégicos para que o seu tempo seja otimizado. Por exemplo, as refeições com personagens (principalmente com as princesas) ou o Flight of Passage (atração da área de Pandora do Magic Kingdom).
Defina sua programação com base das informações que obteve
Por fim, você terá todas as informações necessárias de como montar seu roteiro em Orlando. Nossa dica é que você faça um dia de parque e um dia fora dos parques, ou pelo menos um dia de descanso a cada dois dias de parques. De qualquer forma, se a programação estiver apertada, tente colocar as atividades que demandam mais energia no começo, assim você consegue aproveitar tudo o que cada coisa tem para oferecer. Além disso, evite combinar dois parques em um mesmo dia e se for, monitore para que não fique muito tempo em um só, tente mesclar bem o tempo oferecido para cada um deles.
Contudo, tenha ciência que sua programação deve ajudar a você curtir sua viagem, não é para atrapalhar por você querer seguir à risca. Por isso, saiba que ter uma certa maleabilidade é essencial para curtir bem sua estadia. Por exemplo, pode ser que comece a chover e você tenha que fazer algum outro programa que a chuva não atrapalhe tanto, como por exemplo, compras em algum outlet. Deixe sempre uma carta na manga para não ser totalmente surpreendido. A questão da chuva pode acontecer, principalmente se você for para Orlando nos meses de junho, julho, agosto e setembro, que são mais chuvosos.
O Excel geralmente ajuda a ter uma ideia geral da sua programação, mas existem infinitos aplicativos que podem te ajudar com seu roteiro dia a dia. Mas se você acha muito trabalhoso, a equipe de concierge da nossa agência oferece esse serviço. Ele é totalmente personalizado e você não precisa se preocupar com nada!
POSTS RELACIONADOS
Gostou das dicas de como montar um roteiro para Orlando mas ainda assim gostaria de ajuda de um profissional para deixar sua viagem perfeita? Entre em contato com a nossa agência de viagens, a Orange Viagens, e nos solicite um roteiro personalizado.