global entry
Última atualização: 2 março, 2022

Global Entry: o fura-fila da imigração

global entry

Você conhece o Global Entry, o “fura-fila” da imigração norte-americana? Veja se você pode se aplicar para entrar mais rápido nos EUA.

O que é o Global Entry?

O Global Entry é um dos sistemas de “fura-filas” da imigração dos Estados Unidos. Este sistema permite que as autoridades americanas façam o processamento de passageiros frequentes e de baixo risco que forem previamente aprovados na hora da entrada em território americano.

Aqueles que solicitam o Global Entry também aplicam ao TSA PreCheck. Ou seja, caso aprovado, não há necessidade de tirar os sapatos, o cinto ou o casaco nos pontos de controle de segurança expresso dos Estados Unidos. Além disso, os líquidos e computadores portáteis permanecem dentro da sua bagagem de mão e crianças menores de 12 anos que viajarem com você também receberão o mesmo tratamento.

Ou seja, quem tem o GE aprovado pode entrar na fila regular do passaporte e passar pelos quiosques automáticos de identificação que existem nos principais aeroportos do país. Contudo, lembre-se que o GE não substitui o visto.

PASSO A PASSO DO GLOBAL ENTRY

Desde o dia 7 de fevereiro de 2022, os brasileiros podem aplicar para o Global Entry (GE). Se vocês estiver aplicando para sua famíia, você deve se inscrever e agendar para todas as pessoas de forma individual.

Veja os requisitos para solicitar o documento:

Inscreva-se on-line

Antes de preencher a inscrição on-line do TTP e pagar a taxa de inscrição não reembolsável de USD 100:

  • tenha passaporte válido e visto válido
  • esteja dentro dos critérios da CBP (por exemplo, não ter cometido nenhum crime, inclusive direção sob efeito de álcool)

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do TTP
  2. Escolha o programa Global Entry
  3. Aceite os termos de uso
  4. Crie uma conta no TTP
  5. Preencha seus dados pessoais
  6. Informe sua nacionalidade
  7. Informe o programa escolhido (GE)
  8. Confirme sua regularidade
  9. Identifique suas características físicas/ pessoais
  10. Anexe o CPF e passaporte
  11. Anexe sua CNH (se for o caso)
  12. Confirme seu endereço
  13. Adicione seu vínculo trabalhista
  14. Responda se você já esteve nos EUA
  15. Responda as questões de segurança
  16. Confirme seus dados
  17. Faça o pagamento da taxa de USD 100

Agende uma entrevista

Assim que sua inscrição for analisada, você receberá uma mensagem em sua conta TTP instruindo-o a agendar uma entrevista em um dos Global Entry Enrollment Centers.

As entrevistas são, na maioria dos casos, nos Estados Unidos (ou algum outro lugar disponível, como Canadá). Ou seja, você vai ter que ir em um dos pontos de entrevista presencialmente para finalizar o processo (isso se você não for residente dos EUA).

Agora, se você for residente, poderá optar por usar a opção Inscrição na Chegada (Enrollment on Arrival – EoA), disponível imediatamente ao entrar nos EUA a partir de um país internacional. Neste caso, não é necessário agendamento para o processo (mas você deverá comprovar sua situação de residência legal).

Você deve concluir a inscrição em até 730 dias após receber essa primeira aprovação condicional. O não agendamento e não preenchimento da entrevista resultará no cancelamento da inscrição e nenhum reembolso será concedido. Tente agendar sua entrevista para o mais breve possível.

Além disso, preste atenção: não cancele a entrevista se não quiser cancelar todo o processo. Se for necessário, opte por remarcar (dentro dos 730 dias). Isso porque, caso cancele sua entrevista ou não compareça no dia agendado, todo o processo será cancelado. Ou seja, você terá que reiniciar o processo e pagar novamente.

global entry office

Na hora da entrevista

Um oficial de Proteção de Fronteiras da Alfândega dos EUA fará perguntas, tirará sua foto e coletará suas impressões digitais. É neste momento que um oficial irá avaliar se você vai ser aprovado ou não.

Não se esqueça de trazer seu(s) passaporte(s) válido(s) e outra forma de identificação, como carteira de motorista ou carteira de identidade, para a entrevista. Se você é um residente permanente legal, você deve apresentar seu cartão de residente permanente também.

Prazos

A partir do momento da solicitação no site, o prazo para aquela primeira aprovação (ou não) é de 90 dias. Após isso, caso você seja aprovado, você terá um prazo de 730 dias agendar sua entrevista.

Se o oficial atestar sua elegibilidade em sua entrevista, a validade do documento é de 5 anos. Após esse prazo, a sua filiação ao Global Entry terá de ser renovada.

Mantenha as informações atualizadas

Ademais, lembre-se que os membros do Global Entry que não são cidadãos dos EUA ou residentes permanentes legais dos EUA devem manter as informações de visto atualizadas com o CBP! Por isso, a partir do momento que for aprovado, preste atenção nos seguintes itens:

  • caso você obtenha um novo visto ou um novo passaporte (ou mudar as informações), você deverá notificar o CBP (alfândega) pessoalmente em um centro de inscrição do Global Entry para que seja atualizado
  • se as informações do visto estiverem incompletas ou não estiverem devidamente atualizadas com o CBP, o quiosque de entrada global pode calcular incorretamente a classe de admissão e a data de admissão

Ou seja, não esqueça de sempre manter tudo bem atualizado para não ter problemas! Mas, se ainda depois de ler nosso post ainda tem dúvidas, entre em contato a assessoria de vistos da nossa agência, a Orange Viagens.

POSTS RELACIONADOS

Compartilhar:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook