Seguindo a tendência internacional bem brasileira, a Azul foi a terceira cia aérea a anunciar tarifas para vôos internacionais sem franquia de bagagem.
Depois da Latam e da Gol, agora a cia low cost que tem praticado alguns dos preços mais altos do mercado, também cobrará pelo despacho de bagagens.
A mudança é válida a partir do dia 3 de setembro de 2019. Todas as passagens compradas antes, devem permanecer nas regras antigas, com 2 malas despachadas com passageiro. Entretanto, é importante confirmar com a sua agência de viagens esta questão.
Nova Franquia de Bagagem da Azul
A tabela acima se refere às novas tarifas da Azul do Brasil para América do Norte, sendo
- Economy Azul: Bagagem de mão inclusa e todas as malas despachadas serão cobradas. Além disto, nesta classe, não é permitida a marcação de assento sem custos
- Economy MaisAzul: Bagagem de mão + 1 mala de 23kg despachada. O restante, é pago a parte
- Economy Azul Super: Esta contempla os benefícios que eram vigentes até agosto : 1 mala de mão + 2 malas despachadas
- Business: Permanece como hoje, com 3 malas despachadas
Os Vôos para europa seguirão um padrão bem parecido, com a diferença da cobrança ser em euro e não em dólares. Veja abaixo a tabela das franquias para Europa:
Tendência ou oportunismo?
Muitos tem repetido que se trata de uma tendência mundial. Mas, isto está longe de ser uma verdade. Cias aéreas de short-haul e low cost sim, tem cada vez mais adotando medidas como esta. Entretanto, cias aéreas de vôos longo (long-haul), dificilmente vão por este caminho.
A ideia por trás disto é reduzir os custos das cias aéreas. Mas, será que os preços finais para os clientes serão também diminuídos? Ou apenas haverá o aumento da margem de lucro das empresas? É esperar para ver.
Verifique todas as regras tarifárias da cia clicando aqui
E claro, se estiver cotando a sua viagem com a nossa agência, a Orange Viagens