Última atualização: 16 março, 2022

Como é a comida caseira nos Estados Unidos?

Você sabe como é a comida caseira nos Estados Unidos? Afinal, existe comida caseira nos EUA? Veja mais detalhes.

Com certeza você já ouviu que a culinária nos Estados Unidos não é a das mais fortes. Isso porque muito da alimentação é baseada em alimentos industrializados e fast-food.

Além disso, pesquisas sobre o grau de obesidade da população americana são constantemente manchete, não só nos portais de vida saudável, mas também, matérias jornalísticas em grandes meios de comunicação. Sendo assim, é de se esperar que você imagine que não exista muita comida caseira por lá. E é quase isso mesmo.

Hábitos de alimentação: Brasil X EUA

mcdonalds orlando o maior do mundo
O maior McDonald’s do mundo fica em Orlando

Já faz parte do imaginário coletivo que os americanos tem um estilo de vida diferente do nosso, apesar de que as marcas de franquias de fast-food estarem presente em quase todos os países do mundo, como por exemplo, McDonald’s, KFC, Burger King, Subway, Domino’s, Pizza Hut… entre outras centenas.

Contudo, apesar de diferente, os índices de obesidade no Brasil também cresceram. De acordo com o IBGE, “a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019[…]”. Isso, possivelmente, é um reflexo da globalização e também do poder aquisitivo da população.

Algumas diferenças nos hábitos de alimentação ainda se mantiveram, como por exemplo:

  • a principal refeição do dia de um americano é o café da manhã, enquanto no Brasil, é o almoço.
  • o churrasco americano tem hambúrguer, baked beans, linguiça e salsicha, enquanto no Brasil, muita carne bovina, de preferência com bons cortes
  • o nosso café é forte e em “pouca” quantidade, o café nos Estados Unidos é fraco e em maior quantidade

Pratos caseiros/ típicos nos Estados Unidos

Entretanto, mesmo que o hábito de cozinhar tenha sido suprimido nas últimas décadas, o hábito de cozinhar está voltando aos poucos. Não só por alguns movimentos que vão contra esse padrão de alimentação, como por exemplo, o slow-food, o veganismo e o consumo sustentável e consciente. Mas também devido à pandemia. Segundo a International Food Information Council Foundation, em 2020, 60% dos consumidores afirmaram cozinhar mais em casa nos Estados Unidos. Mas afinal, o que eles cozinham?

Carbonara no Olive Garden

O tipo de comida ou prato, vai depender de onde você está nos Estados Unidos. Isso porque, assim como no Brasil, o país tem dimensões continentais. Ou seja, cada região acaba desenvolvendo uma “culinária” específica. Não só pela distância física dos locais, mas também pela influência dos imigrantes de cada região.

No geral, prepara-se no café da manhã:

  • ovos mexidos, waffles, torrada, bagel, panqueca, cereal, linguiça, suco, café…

Já no almoço ou jantar, os pratos mais comuns são:

  • purê de batata, vagem, cenoura, milho, frango frito, bife de carne vermelha…
Chop Suey

No geral, as comidas típicas tem um pézinho no fast-food. Além de serem mais apimentadas. As mais comuns são:

  • panquecas americanas (com syrup, frutas vermelhas e chantilly, fica uma delícia)
  • bolo de carne
  • torta de maçã (ou de noz-pocã)
  • abóbora (no nordeste)
  • churrasco americano (ao sul)
  • milho (no meio-oeste)
  • costeleta de porco com molho barbecue
  • brownie
  • hot-dog
  • frango frito
  • mac’n’cheese (macarrão com queijo)
  • S’more (duas bolachas com o recheio de mashmallow e chocolate, feito nas fogueiras)
  • hambúrguer (clássico, né?)
  • culinária cajun (pratos de descendentes franceses na Lousiana, tem opções no Popeyes e é bem apimentado)
  • pizza (existe até uma rivalidade entre Chicago e Nova York neste prato)
  • peru marinado ao molho de cranberry (no dia de ação de graças)
  • clam chowder (sopa cremosa feita com mariscos, carne de porco, alho, cebola e batata, comum na região de Massachusetts)
Panquecas americanas com manteiga, syrup e frutas vermelhas

Além disso, existem opções da culinária mexicana e também da asiática (burritos, fajitas, chop suey, curry, os quais são bem americanizados) que fazem sucesso entre os americanos. Porém, com o hábito de trabalhar muito e, consequentemente, ter menos tempo para o preparo dessas refeições, todas elas tem opções pré-prontas ou congeladas.

Onde comer bem em Orlando

Existem diversas opções de restaurantes realmente fantásticos. Porém, vai depender muito do seu paladar. Por isso, vamos separar aqui alguns posts que fizemos com alguns dos melhores restaurantes, com opções de restaurantes convencionais, mais fast-food e também mais saudáveis. Veja:

Entretanto, talvez você tenha mais dificuldade em encontrar comida para o seu bebê do que para um adulto. Uma das opções mais famosas é a Little Chef, que tem opções para bebês à partir de 4 meses de idade. Todas as comidinhas da Little Chef são saudáveis (sem sal, sem açúcar) e também licenciadas. Basicamente, comida de verdade para os pequenos.

A Gi sempre passa por lá para comprar as comidinhas para o Lucas e agora também para a Olívia. Vamos deixar aqui o Instagram deles para que você possa entrar em contato caso tenha interesse.

Entenda melhor com ilustrações

Eu acredito piamente que as pessoas não comem carne de esquilo nos Estados Unidos. Porém, o artista Jess Fink ilustrou alguns dos estereótipos da alimentação de cada estado. Para quem entende um pouco da relação entre os estados, acaba sendo engraçadinho. Veja as duas ilustrações que ele fez sobre a comida ao redor do país norte-americano:

Um mapa engraçadinho mostrando as “comidas típicas” de cada estado.
Já este, mostra as sobremesas mais comuns em cada estado.

Enfim, queremos saber se você tem alguma experiência com a alimentação lá nos Estados Unidos. Deixe aqui nos comentários para sabermos como é a comida nos Estados Unidos para você. Eu, particularmente, senti muita falta de comida mais saudável, com menos sal e menos açúcar. Porém, existem os amantes das oportunidades “gastronômicas” de lá, como por exemplo, comprar um Ben and Jerry’s com preço justo (lembrando que quem converte não se diverte rs).

Compartilhar:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook