Não sabe quais são as regras de entrada no Brasil? Veja quais são as exigências na volta da sua viagem internacional para o Brasil.
Atualização dia 1 de abril de 2022
Desde o dia 1 de abril de 2022, a apresentação do teste negativo de COVID-19 não é mais obrigatório para entrada no Brasil. Além disso, não há mais necessidade da apresentação do DSV (Declaração de Saúde do Viajante). Veja mais detalhes sobre as novas regras aplicadas para entrada no território brasileiro a seguir:
Regras de entrada no Brasil [ATUALIZADO]
De acordo com a Portaria Interministerial publicada em 1º de abril de 2022, brasileiros e estrangeiros vindos do exterior não precisam mais apresentar o teste negativo desde que estejam com o esquema vacinal completo. As vacinas aceitas são:
- duas doses da Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac
- uma dose da Janssen
Além disso, o esquema vacinal completo deve ter sido tomado há pelo menos 14 dias antes da viagem.
Como comprovar
O comprovante deve ter o nome do viajante e os dados da vacina, como, fabricante, lote e data de aplicação. Ou seja, apenas o código QR não será aceito. Você pode conseguir o atestado através do ConecteSUS ou aplicativos estaduais, como o PoupaTempo.
Crianças menores de 12 anos
As crianças menores de 12 anos de idade estão isentas de apresentar o teste negativo/ não reagente desde que estejam acompanhadas de adulto(s) com teste negativo/não reagente. Portanto, apesar de não ser mais obrigatório a apresentação do teste negativo para os vacinados, quem viaja com crianças tem duas opções:
- todos os acompanhantes da criança apresentarem o teste negativo/ não reagente 1 dia antes da viagem mesmo que vacinados, ou;
- caso com 2 anos ou mais, a criança realizar o teste
No caso de estarem viajando desacompanhadas deverão apresentar o resultado a partir dos 2 anos de idade, como era feito antes.
IMPORTANTE: Apesar da portaria comunicar 1 dia antes da viagem, já vimos inúmeras vezes as cias aéreas solicitando com 24 horas de antecedência. Portanto, antes de viajar, confirme as regras de embarque diretamente com a cia. Desse modo, você não corre o risco de não conseguir embarcar.
E se meu voo tiver conexão/escala?
O resultado do seu teste negativo/ não reagente será válido apenas se o viajante não sair da área restrita do aeroporto e estiver dentro do prazo solicitado (1 dia antes).
Caso o viajante saia da área restrita do aeroporto, ou seja, faça os procedimentos de migração e/ou ultrapasse o prazo mencionado, este, deverá apresentar novo teste comprobatório ou atestado médico declarando que o indivíduo está assintomático e apto a viajar.
Caso tenha dúvidas em relação ao seu caso, recomendamos entrar em contato com seu agente de viagens ou procurar informações diretamente com as autoridades brasileiras, como por exemplo, o consulado ou a embaixada.
POSTS RELACIONADOS