MardiGras-NewOrleans
Última atualização: 4 fevereiro, 2022

Mardi Gras nos Estados Unidos

MardiGras-NewOrleans

Apesar do Mardi Gras nos Estados Unidos ser parecido com o carnaval brasileiro, as festas são um pouco diferentes.

Origem do Mardi Gras

Historicamente, o Mardi Gras tem origem em uma festa pagã, comum em regiões do império romano. Este, conhecido por adotar os costumes e crenças dos povos conquistados, né?

Ou seja, apesar de sua origem pagã, a festa foi relacionada ao cristianismo durante o império romano. Porém, nos dias atuais, o Mardi Gras é mais relacionado a um período festivo do que uma tradição católica, propriamente dita.

O nome da festividade é do idioma francês, que ao pé da letra, significa Terça-feira Gorda. Exatamente um dia antes da quarta de cinzas, ou seja, é o dia “em que se come muito”.

Como o Mardi Gras foi parar nos Estados Unidos?

As comemorações foram levadas ao Estados Unidos através da colonização francesa no país. E como é conhecido, New Orleans teve uma influência muito grande dos colonos franceses. E é exatamente por isso, que New Orleans tem uma das festividades mais tradicionais dos Estados Unidos.

accessible-archives.com

As festas que aconteciam (e ainda acontecem) nas ruas de algumas cidades do Estado da Lousiana, inspiradas nos bailes de máscaras e desfiles que eram muito comuns na França, fizeram que o Estado decretasse a data como feriado estadual em 1875. E olha só que interessante, New Orleans é uma das poucas cidades que se pode beber em público nos States.

O Mardi Gras americano pode até ser mundialmente conhecido. Porém, o evento também acontece em outros países como a Austrália, Itália, Canadá, Alemanha, França entre outros países. Mesmo que as festas sejam muito parecidas, cada país tem uma forma de celebrar a data.

Como é o Mardi Gras?

O Mardi Gras acontece, tradicionalmente, alguns dias antes da quarta-feira de cinzas. Os dias oficiais mesmo vão do Dia de Reis (6 de janeiro) à terça de carnaval. Porém, nos Estados Unidos, as festas acontecem, geralmente, do começo de fevereiro até o final de abril.

Durante o Mardi Gras você vai encontrar muita comida boa, opções de drinks alcóolicos clássicos da época, desfiles de máscaras tradicionais e fantasias temáticas. Nos desfiles, você verá carros alegóricos, pessoas fantasiadas pelas ruas (inclusive a pipoca) e muita música. E para ver estes desfiles não precisa pagar nada, só garantir um lugarzinho na calçada!

Apesar das pessoas capricharem nas fantasias, não é como o carnaval brasileiro. Carnaval brasileiro, só no Brasil! Por isso, o Mardi Gras é uma experiência diferente e que, com certeza, te trará uma memória super legal.

Onde comemorar o Mardi Gras nos Estados Unidos?

As comemorações do Mardi Gras mais tradicionais ficam nos estados ao sul dos Estados Unidos, principalmente em Lousiana. Veja quais cidades tem festas de Mardi Gras nos Estados Unidos:

  • New Orleans (Lousiana) – as festas começam na sexta e vão até meia noite da quarta-feira, o maior dos Estados Unidos
  • St. Louis (Missouri) – o segundo maior desfile de Mardi Gras dos Estados Unidos, acontece no bairro Soulard
  • Mobile (Alabama) – mais de 850 mil pessoas participam do evento todos os anos
  • Lake Charles (Lousiana) – abriga o Mardi Gras Museum of Imperial Calcasieu
  • Covington (Lousiana)
  • Pensacola (Flórida)
  • Gavelston (Texas)

Porém, além dessas cidades, você pode participar das festividades também em Orlando. Todos os anos, o Mardi Gras acontece na Universal em uma versão familiar. Os ingressos comuns já permitem que você participe da programação especial, que vai do começo de fevereiro até o fim de abril.

Mardi Grass - Universal Orlando Resort

As cidades que abrigam os maiores eventos tem um público mais adulto. Por isso, caso esteja com crianças recomendamos que você procure lugares, como a Universal de Orlando ou Avenida St. Charles na altura do Garden District em New Orleans, que oferecem um ambiente mais familiar.

Compartilhar:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook