Última atualização: 17 setembro, 2021

Formulário de Declaração de Saúde do Viajante

Veja todas informações importantes sobre o novo formulário de Declaração de Saúde do Viajante – DSV.

Novo Formulário de Declaração de Saúde do Viajante

De acordo com a portaria nº 648 de 23 de dezembro de 2020, a partir do final do ano, todos os viajantes que estão vindo do exterior para algum destino no Brasil deverão apresentar esta declaração de saúde da Anvisa e o teste TR-PCR negativo (realizado em até 72h antes do embarque) diretamente para a cia aérea antes de embarcar no voo (há algumas exceções para o PCR).

Antes de tudo, caso você tenha qualquer outra dúvida que não seja referente ao DSV, saiba que temos uma série de posts em relação à viagens no período da pandemia que podem ser úteis no seu planejamento, clique aqui para acessar.

Como fazer

A apresentação do DSV pode ser realizada tanto via digital quanto na forma impressa e pode ser preenchida em três idiomas: português (Brasil), inglês e espanhol. O preenchimento do DSV é bem simples e pode ser realizado através do site da Anvisa, aqui. Você irá preencher o nome e o e-mail para receber a ficha de declaração através de seu e-mail. Ah, e menores de 18 necessitam que o formulário seja preenchido pelos pais ou responsáveis legais.

Neste formulário constarão algumas instruções sobre questões de quarentena, instruções de distanciamento social e higiene que deverão ser seguidas dentro do território brasileiro, as regras variam de acordo com o país de origem. As declarações devem ser realizadas em um período de até 4 dias de antecedência do embarque e nela deverá constar informações de contato como e-mail e número de telefone, número do voo, cia aérea e até o número do assento.

Outras informações a serem declaradas é se o passageiro está com algum sintoma como febre, dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar, se já foi testado positivo para COVID-19 e quais foram os países que ele esteve nos últimos 14 dias.

O teste PCR deve ser realizado por todos, com 12 ou mais anos de idade. Mas claro, as crianças estão isentas apenas se acompanhadas, se estiverem viajando sozinhas, deverão apresentar o teste. Apenas os bebês com idade inferior à dois anos realmente não precisam apresentar em nenhum caso.


Se você ainda tem alguma dúvida específica sobre estas questões, fiquem a vontade para entrar em contato com nossa agência: a Orange Viagens! ?

Compartilhar:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook