Como trabalhar na Disney
Última atualização: 25 outubro, 2021

Depoimento: Como trabalhar na Disney?

Como trabalhar na Disney

Neste post traremos um depoimento da Cami Coutinho explicando como trabalhar na Disney.

Olá, leitores do blog do Roteiro em Orlando! Aqui quem fala é a Cami Coutinho (faço parte do grupo do viber do Roteiro) muito prazer! Pra quem não conhece, trabalhei para a Disney de Orlando duas vezes, como cast member (este é o nome que usam para todos os funcionários do resort!), e a Gi e o Pedro me enviaram algumas perguntas pra que eu possa contar pra vocês como foi a minha experiência por lá.

Antes de começar a responder acho importante explicar que tudo ao que vou me referir aconteceu há 2, 3 anos – trabalhei nas férias de 2011/2012 e depois nas de 2012/2013 – então é bom estar ciente de que algumas coisinhas podem ter mudado desde então. De todo jeito, acho que a essência do programa continua a mesma, então já consigo dar uma boa ideia de como é todo o processo pra vocês. Vamos lá!

Como trabalhar na Disney
Cami Coutinho

Como fazer para trabalhar lá?
O programa de trabalho na Disney para estrangeiros é mais conhecido como International College Program, ICP, (ou Cultural Exchange Program) e é mediado pela empresa STB (Student Travel Bureau) aqui no Brasil. Ele é oferecido para estudantes de todo país, que tenham 18 anos ou mais e estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior – universidade ou faculdade – reconhecida pelo MEC.

Alguns outros pré-requisitos incluem ter inglês fluente e condições financeiras para bancar alguns custos da viagem (passagens, visto, seguro médico e aproximadamente as suas duas primeiras semanas lá – você consegue se manter com o seu salário durante o resto do programa).

Para se inscrever, você precisa acessar o site da STB e cadastrar suas informações. Depois disto, abrir o calendário e verificar quando é a próxima palestra sobre o programa. Na época em que eu participei, as palestras aconteciam em meados de Março, mas se alguém ainda quiser ir este ano, não se preocupe!

Acabei de checar no site e as datas das palestras este ano são todas em Maio/Junho, então ainda dá tempo! Acesse este link caso queira se cadastrar e/ou saber mais detalhes sobre o programa.

A importância de comparecer à esta palestra é que ela marca o início do processo seletivo. Você só se torna um candidato oficial se tiver assistido. Mais sobre isto na próxima pergunta. (hahaha)

Como é o processo seletivo?
Como eu estava dizendo a etapa número 1 é a primeira palestra. Nela, os agentes da STB explicam melhor como funciona o programa, o trabalho, as condições de moradia, as datas de embarque e retorno, estimam os custo e etc. Além disso eles mostram alguns vídeos de ex-participantes do programa. A vontade de ir só aumenta!Na saída você recebe um ticket com um horário para a etapa 2: a primeira entrevista.

Em geral elas acontecem em um período de 5 dias. Se a palestra aconteceu em um sábado (ou domingo), o provável é que as entrevistas comecem na segunda-feira e terminem na quinta ou sexta.

Para a primeira entrevista eles pedem que você leve alguns documentos, incluindo seu currículo e um “atestado” da sua universidade comprovando que você é estudante e que está apto a trabalhar no exterior em um período de 3 à 4 meses entre Novembro e Março.

A entrevista é inteira em inglês, é realizada em grupos (de 3 à 4 pessoas) e em geral é bem tranquila. Apesar do pré-requisito dizer “inglês fluente” não significa que seu inglês tem que ser perfeito. O importante é mostrar que você consegue se comunicar bem, entender o que os outros dizem e fazê-los entender o que você está dizendo. Além disso, eles estão procurando pessoas simpáticas e sorridentes, então é essencial manter o bom humor enquanto é entrevistado!

Algum tempo depois o site da STB divulga os resultados. Os aprovados serão avisados das datas de uma segunda palestra (que se não me engano acontece em meados de Julho/Agosto), que divulga mais informações sobre o programa. Na saída, mais um ticket, desta vez para a segunda entrevista.

Nesta etapa você é entrevistado pelos recrutadores da Disney. Novamente, a entrevista é em inglês, e os candidatos são entrevistados dois por vez. As perguntas são mais direcionadas ao trabalho que você terá que fazer lá, suas aptidões, como você pode contribuir para a empresa, etc. De novo: simpatia, bom humor e comunicação.

Mais um tempo para os resultados finais saírem. Quando divulgados, existem três possibilidades: aprovado, não aprovado e stand by. Este último te coloca em uma lista de espera, e te dá a vaga caso algum aprovado desista do processo.Depois de aprovado você precisa comparecer a mais uma palestra, que é um tipo de orientação sobre a sua chegada em Orlando, coisas que se deve ou não deve levar, etc. A partir daí são só os preparativos e a data de embarque! Prepare-se para viver o sonho!

Onde você trabalhou?
No primeiro ano que fui (2011/2012) trabalhei no Disney Quest (na West Side do Downtown Disney, do lado do Cirque du Soleil); no segundo ano (2012/2013) trabalhei no show Indiana Jones Epic Stunt Spectacular (no parque Hollywood Studios). Ambos os meus trabalhos foram na área de Opperations and Attractions, uma das doze áreas de atuação do programa.

Quais eram as suas funções?
Os dois trabalhos, apesar de serem da mesma área, foram muito diferentes!
No Disney Quest eu fui treinada para operar todas as atrações (quem já foi deve se lembrar dos carrinhos de bate-bate, simuladores, aqueles jogos de realidade virtual com os visores, aprendi a operar todos eles!) e para ser greeter. Greeter é algo que também fiz no Indiana Jones e que quase todo mundo “aprende” a fazer ou pode fazer, mesmo que não seja da área de Op&Att.

Em geral significa receber as pessoas nos lugares (no caso dos parques e do Disney Quest vale também pra operar as catracas), ou simplesmente ficar na frente das atrações, restaurantes, shows, hotéis, etc à disposição dos visitantes, respondendo perguntas, distribuindo mapas e assim por diante.

No show do Indiana Jones eu recebia e direcionava as pessoas dentro do teatro (tem um esquema que a gente deve seguir para ir preenchendo o teatro do centro para as pontas, evitando que fiquem muitos lugares vazios entre as pessoas e otimizando o espaço dos bancos).

Uma das funções mais complicadas (mas divertida também) era contar e organizar os espaços para cadeiras de roda e pessoas com dificuldades de locomoção e direcioná-las, além de controlar a lotação de pessoas no teatro – tinha que ficar atento à tudo para que o teatro não ficasse super lotado e para garantir que as pessoas com deficiência (e suas famílias) tivessem onde sentar.

Mas provavelmente a parte mais legal era o Parade Audience Control (PAC), ou controle de audiência das paradas; éramos responsáveis pela área da parada que ficava perto do teatro, garantindo que todos estavam atrás das “linhas” e cordas de segurança e que ninguém atravessasse a rua entre os carros. O legal era poder assistir a parada todos os dias! (tudo bem, depois da vigésima vez assistindo a mesma parada você cansa um pouco, mas ver as criancinhas felizes enquanto dão tchau pros seus personagens preferidos não tem preço!).

Em geral eu achei o trabalho no Disney Quest mais dinâmico e interessante, mas trabalhar no Hollywood Studios, um dos meus parques preferidos, foi incrível também! Amei ambas as experiências.

Quais outros trabalhos tem por lá?
Durante o processo seletivo, você pode escolher (ou pelo menos numerar por ordem de preferência) entre 12 roles (funções). São elas: merchandising (trabalho nas lojas), quick service (lanchonetes), full service (restaurantes), character performer (ou “ser o Mickey”/”ser um personagem”), character attendant (assistente dos personagens), housekeeping (camareiro nos hotéis), custodial (auxiliar de limpeza), life guard (salva vidas), operations and attractions (atrações, shows, brinquedos), recreation (atividades e recreação nos hotéis), costuming (trabalho backstage, cuidando dos uniformes dos cast members e/ou fantasias dos shows e personagens), bell services (recepção e concierge nos hotéis).

Algumas funções contratam menos que outras (merchandising e quick service são as mais populares) e não é possível escolher sua função e seu local de trabalho (apesar de você poder mencionar na segunda entrevista se há algum lugar específico em que você gostaria de trabalhar; não há garantia, mas alguns entrevistadores levam em consideração e conseguem, bom, “mexer uns pauzinhos”).

Como é a vida de Cast Member?
É INCRÍVEL! (hahaha)
Bom, na verdade nem tudo são flores. Trabalhar na Disney é uma delícia, mas o trabalho é puxado, nas semanas de Natal e Ano Novo a gente trabalha em dobro e apesar de ter muita gente feliz e simpática realizando o sonho de suas vidas também tem muita gente frustrada e rude.

Precisa ter paciência e mais importante: se divertir. Quando você trabalha feliz você faz a diferença,  acredite. Além disso as pessoas apreciam muito a simpatia dos funcionários da Disney, e isso acaba sendo uma parte super legal da viagem daquelas pessoas.

E você tem vários benefícios maravilhosos. Exemplos: entrada gratuita nos 4 principais parques da Disney (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom), desconto sobre as mercadorias de todas as lojas oficiais, além de cartões que você ganha para entrar com convidados (não cast members) nos parques e o holiday pass, que te dá desconto em restaurantes da disney, entrada pros parques aquáticos, etc.

Durante o programa você fica acomodado em um dos condomínios da Disney para estudantes, e pode dividir o apartamento com até 7 pessoas. Em ambas as vezes que fui fiquei no Vista Way (o mais antigo) e dividi o apartamento com mais 5 meninas menores de 21 anos (que é a maioridade nos EUA). Eram três quartos e dois banheiros, mais a cozinha e a sala de estar. Apesar de ser antiguinho o condomínio é super bem localizado, e a Disney oferece transporte gratuito (ônibus) para todos os complexos, parques e hotéis.

É  verdade que você assina um contrato dizendo que você não pode divulgar algumas informações sigilosas?
Vou ser sincera, não me lembro! (hahaha) A gente assina sim um contrato de trabalho, mas não lembro de todas as especificações dele… Se não me engano ele pede pra você não divulgar informações de coisas que ainda serão lançadas e outros aspectos neste sentido. Mas não tem nenhum contrato falando “só” disso.

Programa de férias Disney

Você ganha um diploma no final do programa?
Você ganha um certificado de conclusão do programa, na verdade. Mas a parte mais legal não é essa, é a cerimônia de graduação, ou graduation day! Eles fazem uma festinha para todos os estrangeiros que estão indo embora entre Janeiro e Março e servem comida (de graça!), te dão aqueles chapeuzinhos do Mickey com a fitinha de chapéu de formatura e levam o Mickey e os amigos vestidos com a clássica toga pra tirar foto com o pessoal! Todo mundo vai e é muito divertido! Aliás, durante o ano tem vários eventos do housing (que é o departamento que cuida dos condomínios) com comida (geralmente é pizza… mas é de graça!), música e personagens. Vale a pena ir em pelo menos um.

O programa conta como estágio na faculdade aqui do Brasil?
Acho que isto depende muito da faculdade. Acho que cursos de turismo e relações sociais devem contar. Eu curso arquitetura na USP e não chegou nem perto de contar. Aliás, não contou nem como atividade extra curricular. Mas o programa não deixa de ser um super adicional no seu currículo, então se você tiver o tempo, a disponibilidade e a vontade pra fazer, vale muito a pena!

Pra fechar a conversa queria dizer que esta é uma experiência que eu recomendo muito pra quem quer fazer um intercâmbio, se vira no inglês e gosta de Disney!  Passei os melhores 6 meses da minha vida lá, e se pudesse ir de novo iria sem dúvidas! Mas é sempre bom lembrar, é um intercâmbio de trabalho, você vai estar servindo uma empresa então encare o desafio com responsabilidade. E não deixe de aproveitar tudo o que o intercâmbio tem a oferecer, divirta-se! Não é todo dia que temos a chance de ter o Mickey como chefe, não é? 

Já agradecemos a Cami, mas queriamos deixar registrado o nosso muito obrigado. Esse é um assunto que está sendo muito comentado nos últimos dias e ninguém melhor que ela, que já trabalhou duas vezes na Disney para deixar tudo mais claro!

É isso aí pessoal, esperamos muito que tenham gostado e se tiverem mais alguma dúvida, é só nos mandar que a Cami está à disposição para responder todas!

Compartilhar:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook