Foi anunciado que os EUA vão aceitar duas doses diferentes e crianças não vacinadas a partir do dia 8 de novembro.
Um congressista americano que representa um estado próximo a fronteira Canadá/ Estados Unidos levantou essa questão, já que o Canadá tem cerca de 10% da população imunizada dessa maneira.
De acordo com a Reuters, o CDC anunciou que irão aceitar a entrada de pessoas imunizadas que tenham tomado duas doses da vacina diferentes uma da outra. Porém, somente as aprovadas pela OMS.
Ou seja, as vacinas que podem ser aceitas, neste caso, seriam:
- AztraZeneca/ Oxford
- Coronavac/ Sinovac
- Covidshield
- Janssen
- Pfizer/ Biotech
- Moderna
- Sinopharm
Entretanto, ainda não podemos contar vantagem com isso. Já que o sistema ConecteSUS não está emitindo os certificados internacionais para quem tomou duas doses diferentes e, será necessário apresentar alguma comprovação para a cia aérea antes do embarque para o território norte-americano.
Já a autorização de crianças não vacinadas foi confirmado pelo porta voz da Casa Branca. Porém, elas deverão estar acompanhadas de um adulto totalmente imunizado e, além disso, deverão apresentar o teste PCR com resultado negativo se entrarem via aéreo (terrestre e marítimo não precisarão ser testados).
Os protocolos ainda não foram detalhados, mas o CDC informou que anunciarão mais informações no dia 25 de outubro.
Mesmo com a notícia dos EUA aceitarem as duas doses diferentes e crianças não vacinadas, ainda não sabemos com certeza como vai ser para nós, brasileiros. Estaremos aguardando mais informações no dia 25 de outubro!
Veja mais posts relacionados