No início dessa semana, a Disney anunciou que deixará de exigir o agendamento dos parques a partir de 9 de janeiro de 2024. O sistema de agendamento de visita aos parques será desativado para ingressos datados a partir desta data. Este será o fim do Park Pass.
Além desta, algumas outras novidades também foram anunciadas para 2024, como a volta do Dinning Plan e o agendamento antecipado do Genie+ Service.
Notícias bastante aguardadas por muitos de nós, não é verdade? Neste post vamos falar um pouco mais sobre como elas impactam no planejamento da sua viagem!
Sobre o Park Pass
O Park Pass passou a ser utilizado como o sistema oficial de agendamento de visitas aos parques Disney no verão de 2020, quando os parques reabriram após 116 dias de portas fechadas devido a pandemia da COVID-19. A política de reservas foi adotada como uma medida de evitar a lotação dos parques, prezando pelo distanciamento social como forma de prevenir a disseminação da doença.
Em 2024, após quase 4 anos em vigor, será oficialmente o fim do Park Pass para ingressos datados. O agendamento continuará sendo exigido para passes anuais em determinadas ocasiões. É importante ressaltar que essa mudança será somente para os ingressos datados a partir de janeiro de 2024, portanto, todos as visitas antes dessa data ainda precisarão ser reservadas pelo sistema Park Pass.
E sim, os ingressos padrão continuarão sendo datados, ou seja, ainda será necessário o agendamento do período de utilização. Apenas não serão mais necessários o agendamento de cada dia de parque.
Fim do Park Pass: O que muda na sua viagem?
O Disney Park Pass transformou completamente a forma de planejamento de viagem para Orlando. Antes, mesmo com ingressos datados, os visitante tinham certa flexibilidade em poder redefinir datas de visita aos parques. Por exemplo, eu poderia acordar em Orlando, e decidir se hoje quero ir ao Magic Kingdom, ao EPCOT ou se prefiro deixar para visitar algum parque Disney amanhã e hoje ir fazer compras.
Com o Park Pass isso não é possível. É necessário que eu planeje com uma certa antecedência exatamente quais dias eu irei em cada parque. A parte ruim dessa política é que, dependendo da época do ano, principalmente em alta temporada, se o agendamento não for feito com pelo menos um ou dois meses de antecedência, a chance de não conseguir ir ao parque é muito grande. Ou seja, o planejamento da viagem não apenas se tornou bem mais complexo, como também impossibilitou tirar as famosas “férias de última hora”. E é claro, como esperado, essa política desagradou muita gente.
Em contrapartida, justamente por conta da limitação de pessoas, o Park Pass garante a entrada do visitante ao parque agendado. Sem o sistema de reservas, todos os parques ficam sujeitos à lotação, e nestes casos, você pode ficar de fora se não chegar a tempo.
Com isso, aqui temos uma grande dilema: se por um lado, o fim do Park Pass representa mais autonomia e flexibilidade ao visitante, por outro, ele não garante entrada ao parque. Dessa forma, em dias lotados, todos nós corremos os risco de não conseguir entrar. E convenhamos, os parques Disney nos últimos anos estão cada vez mais lotados, não é verdade?
E você, está em qual time? Você gosta ou não gosta do fim do Park Pass e da política de agendamento de parques Disney?
A volta do Dinning Plan em 2024
O fim do Park Pass não foi a única mudança anunciada para o dia 09 de janeiro de 2024. A partir dessa data, os hóspedes Disney também poderão usufruir de dois planos de refeição disponíveis no Walt Disney World Resort: o Disney Quick Service Dining Plan ou Disney Dining Plan.
Sem mais detalhes sobre o que estará incluso nos novos planos de refeição, a Disney confirmou que as reservas do Dinning Plan poderão ser realizadas a partir de 31 de maio de 2023, mesma data em que serão liberadas as reservas de hotéis Disney para 2024.
O Dinning Plan é um tópico que também divide opiniões. Apesar de muitas pessoas acreditarem que não compensa financeiramente, ele é muito querido por outras, já que proporciona uma certa comodidade dentro complexo Disney. De qualquer forma, estamos felizes com a volta do Dinning Plan e de tê-lo como uma opção.
Agendamento Antecipado do Genie+ e Lightning Lane.
Essa notícia não tem como, quem não ficou feliz quem o agendamento antecipado do Genie+ Service não tem amor no coração, haha!
Brincadeiras à parte, apesar de a Disney ainda não ter divulgado muitos detalhes de como será o agendamento dos serviços do Genie+ e Lightning Lane em 2024, só pelo fato de ser antecipado com certeza irá facilitar muito!
Atualmente, o Genie+ Service só pode ser adquirido no mesmo dia de visita ao parque, e consequentemente, as atrações também só podem ser agendadas no mesmo dia (inclusive o Lightning Lane). Na época, a Disney justificou essa decisão com o fato de que, apesar da venda do Genie+ junto com o ingresso ser ilimitada, o agendamento das atrações não era. Dessa forma, mesmo que o visitante tivesse o Genie+ em mãos, poderia ficar sem atrações disponíveis para agendar.
Contudo, após um ano com esse modelo de agendamento de atrações, a Disney percebeu que a experiência do guest estava sendo comprometida (e de fato, está mesmo). Com o objetivo de fazer com que o visitante aproveite melhor o dia do parque, sem ter que se preocupar com os agendamentos, a Disney prometeu facilitar todo esse processo.
Não sabemos ainda se será algo parecido com o nosso querido FastPass+ (RIP), mas seja como for, estamos bem animados com essa novidade!
E você, qual das novidades gostou mais? Nós amamos todas! Com certeza, 2024 promete!