Quer saber como arrasar na organização de sua mala de viagem? Veja essas 10 dicas para organizar sua mala como um profissional.
- 1. Faça uma check list
- 2. Escolha a mala certa
- 3. Combine as roupas
- 4. Dê preferência por cores neutras e tecidos que não amassem
- 5. Dobre ou enrole as roupas para otimizar o espaço
- 6. Use sacos a vácuo
- 7. Não leve toalha de banho
- 8. Leve apenas os produtos de higiene que forem necessários
- 9. Escolha sapatos confortáveis e úteis
- 10. Deixe espaço dentro da sua mala
Faça uma check list
Temos um post falando exclusivamente sobre isso aqui no blog. A check list te ajuda a não esquecer de nenhum item importante para sua viagem. Além disso, ela facilita na hora da separação e organização dos itens. Deste modo, o fazer e desfazer de malas fica mais fluído e otimiza o tempo durante a viagem. Você pode encontrar check lists já prontas em diversos sites, inclusive utilizar a nossa que falamos anteriormente aqui, ou criar sua própria check list. Lembre-se levá-la na viagem para ajudar a relembrar de pegar todos os itens de volta no final da viagem.
Escolha a mala certa
O tipo de mala que você vai escolher vai depender muito da viagem que você vai fazer. Por exemplo, se você for mudar muito de cidade para cidade, o ideal são malas mais flexíveis e leves. Isso porque as malas mais rígidas e pesadas são ideais para viagens que demandam mais tempo e também menos mobilidade, como por exemplo, uma viagem de intercâmbio ou uma viagem internacional de vários dias. Além disso, existem as especificações de despacho das cias aéreas que dependem da classe tarifária que adquirir. Geralmente as malas de despacho tem uma capacidade máxima de 23 kg e as malas de mão, 10kg.
Combine as roupas
Levar peças de roupas que combinam é um truque que pode te salvar de levar inúmeras peças de roupas para se vestir bem, o que acaba ocupando muito espaço. Ou ainda, ficar parecendo um palhaço com roupas que não tem nada a ver uma com a outra. Além disso, peças parecidas podem ser postas conjuntamente na organização interna da mala. Isso abre ainda mais espaço e pode ajudar com aquele espacinho extra que você precisa para fazer as compras durante sua viagem.
Dê preferência por cores neutras e tecidos que não amassem
As cores neutras são um coringa. Preto, branco, bege, tons de cinza… não te farão se vestir mal em nenhum lugar do mundo. Além disso, você consegue combinar de maneira mais fácil esses tons com as demais peças de roupa. Outro ponto importante, além das cores de peças de roupas que está levando em sua mala, é o tecido que elas são feitas. Tecidos muito grossos ocupam muito espaço e tecidos muito finos amassam mais facilmente que os demais. Se atente a isso!
Dobre ou enrole as roupas para otimizar o espaço
A dica de enrolar é ótima para quem não quer deixar as peças de roupa amassadas. Mas geralmente fazem com que as peças ocupem mais espaço. Se a peça de roupa for muito grossa para enrolar, o certo é dobrar da maneira tradicional mesmo. Mas nesse caso, não dobre em muitas camadas. Muitas dobras acabam gerando um volume desnecessário dentro da mala. Com menos dobras, este espaço pode ser aproveitado com outras coisas essenciais.
Use sacos a vácuo
Mas se espaço continua sendo um problema dentro da sua mala, os sacos à vácuo podem ser a solução que você está a procura. Existem vários modelos que podem ser acionados automaticamente ou até manualmente, sem depender de bateria ou acessórios extras. Como o ar fica comprimido, isso faz com que as roupas, principalmente aquelas peças maiores, fiquem até 5x menores do que elas realmente são. Já deu para imaginar o tamanho do espaço economizado?
Não leve toalha de banho
Toalhas de banho são uma total perda de tempo e de espaço. A maioria dos tipos de hospedagem oferecem toalhas de banho para seus hóspedes. Ou seja, se você adicionar as toalhas de banho você não só estará perdendo seu precioso espaço, você estará levando algo que não será utilizado, ou pelo menos, terá uma opção que dispensa a peça. E claro, se você precisar comprar no local, toalhas de banho geralmente não são muito caras.
Leve apenas os produtos de higiene que forem necessários
Aproveite e passe na farmácia ou no supermercado para adquirir aqueles mini kits de itens de higiene. Eles valem muito a pena. Isso porque as viagens geralmente tem uma duração curta se comparado ao tamanho das embalagens dos itens que temos em casa. Não tem motivo para levar um vidro de 400ml de shampoo sendo que você vai ficar apenas alguns dias viajando. Além disso, a maioria dos meios de hospedagem oferecem alguns kits de higiene com itens básicos, como shampoo, condicionador e sabonete. Além do mais, a quantidade que se pode levar em malas de mão em voos internacionais também tem regras específicas que nem deixam nós levarmos muitos ml destes produtos conosco.
Escolha sapatos confortáveis e úteis
Os sapatos ocupam muito espaço sim. Seja você do time das pessoas pezudas ou não rs Por isso, o que indicamos é que você use sua sabedoria e faça uma escolha racional de seus pares de sapato. Prefira os pares confortáveis, já que em viagens geralmente andamos bastante para conhecer o local que estamos visitando. Outro ponto que devemos observar são as condições climáticas do local. Sapatos de neve, botas ou sapatos para ocasiões especiais acabam tendo o preço um pouco mais salgado, por isso, se você tiver a oportunidade de levá-los de seu destino de origem, é recomendado que faça isso. Aproveite para guardá-los em sacos especiais ou use as toucas de cabelo para que a sola deles não suje o restante dos itens dentro da mala.
Deixe espaço dentro da sua mala
A última das 10 dicas para organizar sua mala, mas não a menos importante. Se você já foi viajar, sabe que nossa impulsividade para as comprinhas sempre aparece. Ou então, aquela lembrancinha especial aparece na sua frente e você não pode deixar ela para trás. Além disso, sempre lembramos de um bom amigo ou familiar que queremos presentear. Ou até mesmo, pode ser que o intuito de sua viagem seja compras. Os motivos podem ser os mais variados, mas o espaço na mala deve ser relembrado. Se você não deixar nenhum espaço extra, vai ter que acabar pagando um despacho de mala extra se não tiver bonificações por ser um viajante frequente. Esses despachos de mala extra são pagos por trecho de viagem, então fique atento em relação ao espaço que você tem para carregar suas comprinhas de viagem.
Gostou das 10 dicas para organizar sua mala? Veja mais posts parecidos: