passaporte brasileiro
Última atualização: 29 outubro, 2021

Documento com nomes diferentes

passaporte brasileiro

Você casou ou divorciou e está com o documento com nomes diferentes? Veja o que você precisa fazer antes de viajar.

Não é necessário trocar o passaporte ou o visto até que os mesmos tenham perdido a validade. Mas você precisará apresentar dois documentos em alguns casos. É certamente um inconveniente ter que levar sempre a certidão de casamento com tradução juramentada em mãos.

Por isso, o recomendado é atualizar todos os seus documentos após a mudança do sobrenome para evitar quaisquer problemas na imigração. Mas enquanto isso não acontece, você pode optar por essas soluções.

Caso você tenha se divorciado ou casado, mudado de sobrenome e tenha visto e passaporte válidos

Não é necessário atualizar caso ambos os documentos estejam válidos.

Caso você tenha visto válido e atualizado o sobrenome apenas no passaporte no caso de divórcio ou casamento

Você vai precisar viajar com os dois passaportes (o novo e o antigo) e a certidão de casamento, traduzida e juramentada. As certidões no caso do divórcio, precisam ser averbadas.

No caso de filhos menores de idade

Se a autorização de viagem do passaporte da criança tiver a necessidade de um ou ambos os pais acompanharem na viagem e os nomes na certidão de nascimento forem diferentes do que o passaporte e visto, é necessário ter em mãos a certidão de casamento para comprovar que se trata da mesma pessoa. Esta certidão deverá ser traduzida e juramentada.

Se você tiver apenas se separado, ou seja, feito uma separação consensual (amigável)

Os Estados Unidos não reconhece a separação, por isso, você não precisa modificar nada se quiser. Isso porque o divórcio formaliza o término da união, enquanto a separação, é apenas a separação de corpos. Ou seja, enquanto não houver o divórcio, nenhum dos cônjuges pode se casar.

Caso o visto e passaporte estejam vencidos

É preciso que o nome do passaporte seja o mesmo do que o visto. Ou seja, é necessário atualizar ambos os documentos. No passaporte, é necessário preencher o campo “Nomes Anteriores” com seu nome de solteiro ou casado e colocar no campo “Motivo”: “Alteração por Mudança de Estado Civil”. Além disso, após estar com o documento em mãos, não esqueça de alterar também os nomes no visto. Na sua renovação de visto, basta informar que houve alteração de nome.

Lembre-se que você precisa levar cópias das certidões em todos os casos necessários.

Aluguel de carros

Para quem já alugou carro no exterior, já sabe que na maioria dos casos é necessário apresentar a CNH e um cartão de crédito para realizar a caução. A questão aqui é que a CNH e o cartão devem estar com o mesmo nome. Ou seja, caso você tenha atualizado os documentos pelo casamento ou divórcio, é preferível que você tenha uma certidão de casamento (averbada, no caso do divórcio) traduzida e juramentada para comprovar de que se trata da mesma pessoa.

Em todos os aluguéis de carro no exterior que foram feitos aqui na agência do Roteiro em Orlando, nunca foi pedido o passaporte. De qualquer modo, é recomendável que você tenha consigo as cópias traduzidas e juramentadas.

Passagens aéreas

O nome da passagem aérea deve ser exatamente o mesmo que consta em seu passaporte! Lembre-se disso! Portanto, mesmo que seu nome tenha sido atualizado através do casamento, o documento que eles irão verificar os dados é o seu documento de identidade, que neste caso, é o passaporte.

Se você comprou sua passagem com um nome diferente do seu atual passaporte, aí temos um problema. Neste caso, você irá precisar cancelar essa passagem aérea. As alterações permitidas geralmente são no máximo três caracteres que não influenciem na maneira de falar do nome. As passagens aéreas geralmente não são muito flexíveis em questão de cancelamento, então, é super importante que preste atenção nesta questão.

POSTS RELACIONADOS

Documento com nomes diferentes

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nossa assessoria de vistos através do e-mail [email protected] ou através do link abaixo

Compartilhar:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook